Como se tornar um piloto na aviação civil?
Um guia essencial para você realizar seu sonho!
Olá! Criamos este passo a passo para ajudar você, que sonha em se tornar piloto de avião civil, a alcançar sua profissão com sucesso.
O primeiro passo é um planejamento detalhado. Acredite, essa etapa é fundamental para o seu sucesso. Não se preocupe com os valores envolvidos, pois esse é um investimento em seu futuro. Com disciplina e dedicação, você colherá muito mais do que o valor investido. Vamos começar? Boa sorte em sua jornada!
Alguns pontos fundamentais devem ser considerados ao planejar sua formação em aviação:
Escolas: Escolha um CIAC (Centro de Instrução de Aviação Civil) homologado pela ANAC. A lista completa de CIACs está disponível no site da agência.
Universidades: Para quem deseja um diploma superior, o curso de Ciências Aeronáuticas, com duração média de 4 a 5 anos, é o mais indicado. No entanto, vale lembrar que muitas universidades não incluem as horas práticas de voo nas mensalidades.
Horas de voo: Verifique a quantidade de horas práticas necessárias para cada tipo de licença. Esse número varia conforme o desempenho do aluno nas missões propostas durante as aulas.
Acomodações: Se você precisar se mudar para outra cidade, considere opções de aluguel de imóveis ou consulte o CIAC sobre parcerias para acomodação.
Deslocamento: Considere os custos de passagens ou gasolina caso precise se locomover frequentemente para o CIAC escolhido.
Aeroclubes: Verifique a disponibilidade de aeronaves e instrutores. É importante saber os modelos que você poderá voar, o número de aeronaves e instrutores disponíveis, e como funciona o agendamento das aulas. Esses fatores influenciam o tempo necessário para concluir cada etapa do curso.
Formas de pagamento: As condições de pagamento podem impactar a duração da sua formação. Alguns CIACs oferecem financiamento, mas verifique se ele inclui as horas de voo. Se tiver condições de pagar integralmente, pesquise por descontos, mas evite pagar todo o pacote antecipadamente. Faça uma aula experimental ou voo panorâmico antes de fechar o contrato para garantir que a escola e a metodologia atendem às suas expectativas.
Esses pontos são cruciais para o sucesso da sua formação. Não os deixe de lado ao planejar sua jornada na aviação.
Anotou tudo? Vamos começar nosso cadastro junto a ANAC?
O cadastro é realizado por meio do site oficial da ANAC .
E você pode seguir este passo a passo que criamos para te auxiliar:
Recomendamos livros de uma editora especializada em aviação, com longa trajetória no mercado, que são completos e atualizados. Após sua preparação, você pode agendar a avaliação diretamente pelo site da ANAC. Para iniciar os voos, é necessário ser aprovado nessa avaliação. As disciplinas abordadas incluem Teoria de Voo, Conhecimentos Técnicos, Meteorologia, Navegação e Regulamentos de Tráfego Aéreo.
Piloto Privado (PP)
Objetivo: Permite o voo de aeronaves para fins pessoais, sem remuneração.
Requisitos:
Idade mínima de 18 anos.
Concluído o ensino médio
Aprovação em exames médicos de classe 3.
25 horas, as quais devem incluir:
- 10 horas de instrução duplo comando;
- 3 horas de instrução em voo noturno com, no mínimo,
- 10 decolagens e 10 pousos completos;
- 10 horas de voo solo diurno, das quais, pelo menos, 5 horas em voo de navegação solo;
Piloto Comercial (PC)
Objetivo: Permite realizar voos remunerados, como transporte de passageiros e carga.
Requisitos:
Idade mínima de 18 anos.
Exame médico de classe 2.
Prova teórica mais avançada, incluindo conhecimentos específicos sobre segurança e regulamentação.
Ter no mínimo 150 horas de voo, nestas horas incluem executas no PP. (Além disso, deve ter 70 horas em comando, distribuídas em: 50 horas de voo visual em navegação, 5 horas noturno, 30 horas de simulador, 20 horas de voo por instrumentos).
Piloto de Linha Aérea (PLA)
Objetivo: Habilita o piloto a operar em voos comerciais em grandes aeronaves, geralmente para companhias aéreas.
Requisitos:
Idade mínima de 21 anos.
Exame médico de classe 1 (mais rigoroso).
Curso teórico e prático abrangente, incluindo simulações de voo e estudo de situações de emergência.
1.000 horas em avião, incluindo:
- 500 horas de voo como piloto em comando sob supervisão
- 250 horas de voo como piloto em comando
- 200 horas de voo de navegação
- 100 horas de voo noturno
- 75 horas de voo por instrumentos
Piloto de Aeronaves de Ultraleve (PUL)
Objetivo: Permite pilotar aeronaves leves, como ultraleves, geralmente em atividades recreativas.
Requisitos:
Idade mínima de 18 anos.
Exame médico de classe 3.
Exame teórico básico.
Total de horas na categoria avião: 25 horas, as quais devem incluir: 10 horas de instrução duplo comando; 3 horas de instrução em voo noturno com, no mínimo, 10 decolagens e 10 pousos completos; 10 horas de voo solo diurno, das quais, pelo menos, 5 horas em voo de navegação solo;
Bons estudos e bons voos!
Um canal do Youtube que indicamos, onde mostra acionamento de alguns aviões comerciais bimotores, clique aqui